Cuca alemã de banana e doce de leite

maio 28, 2018 at 11:00 am Deixe um comentário

“A cuca é um prato que chegou ao Brasil com os imigrantes Europeus e passou a fazer parte da culinária da região Sul. A cuca alemã de banana e doce de leite é um dos tipos de cuca feitos por aqui.

Existem muitas receitas de cuca, cada família tem a sua, o seu jeito de fazer e ingredientes que dão aquele toque especial, mas podemos separar as cucas em dois tipos principais e ambas são deliciosas.

A cuca alemã é feita a partir de uma massa mole e sem sova já a cuca italiana, é preparada com uma massa mais firme e é sovada, lembra um pão doce. Elas são diferentes, mas ambas são simplesmente deliciosas.

Como eu sou de origem italiana, na minha família se costuma fazer a versão italiana, a cuca feita pela minha mãe é uma delícia, mas como depende da sova dá um pouco mais de trabalho.

A receita da minha cuca alemã de banana e doce de leite vem do Hotel Bangalôs da Serra que fica em Gramado, nos hospedamos no hotel e fomos para a cozinha para ver o preparo da cuca alemã que é servida no café da manhã e é claro que eu pedi a receita dessa delícia.”  (Fonte: Blog Mel e Pimenta, Eline Prando)

 

Cuca alemã de banana e doce de leite

Ingredientes:
  • Massa:
  • 500g de farinha de trigo
  • 10g de fermento biológico seco
  • 80g de açúcar
  • 150ml de leite
  • 100 ml de água
  • 100g de nata ou creme de leite
  • 5g de sal
  • 80g de ovos
  • Noz-moscada
  • Cobertura:
  • 150g de doce de leite
  • 100g de banana cortada em rodelas
  • 200g de farinha de trigo
  • 120g de manteiga sem sal cortada em cubos
  • 120g de açúcar
  • Canela a gosto
  • Noz-moscada
Modo de fazer:
  1. Farofa: Em uma tigela coloque a manteiga, o açúcar, a farinha, canela e noz-moscada. Usando a ponta dos dedos, esfregue os ingredientes até obter uma farofa grossa e reserve.
  2. Massa: Em uma tigela coloque o açúcar e o fermento e misture.
  3. Acrescente o leite, a água, a nata os ovos, o sal a noz-moscada e misture os ingredientes.
  4. Em seguida adicione a farinha usando uma espátula ou colher de pau para envolver os ingredientes.
  5. Unte uma forma de aproximadamente 35 cm x 25 cm e espalhe a massa usando uma espátula e espalhando bem para que fique lisa.
  6. Espalhe uma camada uniforme de doce de leite, cubra com as rodelas de banana e espalhe a farofa por cima.
  7. Cubra a cuca com um pano e deixe crescer por aproximadamente 30 minutos.
  8. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos a 180C.

 

A cuca alemã é fácil de fazer e como não precisa de sova, em poucos minutos ela está pronta crescer de depois é só levar para assar.

 

A mistura de doce de leite com bananas já seria perfeita e então vem essa farofa de manteiga, farinha, açúcar e canela para completar o quadro.

 

 

Anúncios

Entry filed under: Receitas. Tags: , , , , , .

Hotel Bangalôs da Serra recebe o Certificado de Excelência pelo quinto ano consequtivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Neste blog, o cotidiano do hotel Bangalôs da Serra - localizado a cinco minutos do centro de Gramado - ganha forma. Notícias, as belezas naturais que cercam o ambiente, informações sobre pacotes promocionais e a cobertura de eventos serão as pautas deste espaço. Visite o site:
www.bangalosdaserra.com.br

Últimos tweets

Categorias

Arquivos

Feeds

arte Bangalô em Gramado Bangalôs da Serra Blog de hotel Blog do Bangalôs da Serra Carnaval em Gramado Casamento ao ar livre Casamento em Gramado Casamento na serra gaúcha Chocofest Dia das Crianças Dia das Crianças em Gramado Dia das Mães Dia dos Namorados ecoturismo educação Empreendedores Festa da Colônia Festa da Colônia em Gramado Festa da Colônia Serra Gaúcha festival de cinema festival de cinema de gramado foto à moda antiga férias em gramado férias Serra Gaúcha Gramado Guia Quatro Rodas Guia Quatro Rodas 2010 Guia Quatro Rodas 2011 hospedagem Hospedagem em Gramado Hospedagem na Serra Gaúcha hospedagem solidária hospedagem solidária em gramado hospedagem solidária na serra gaúcha hotel Hotel Bangalôs da Serra Hotel com natureza exuberante Hotel de Gramado Hotel em Gramado Hotel em meio a natureza Hotel meio ambiente hotel na Serra Hotel na Serra Gaúcha Hotel Sustentável Hotéis em Gramado meio ambeinte Natal Luz Natal Luz 2010 Natal Luz de Gramado Natal Luz Gramado Pacote especial de hospedagem em Gramado Pacote especial para Dia das Crianças pinheiros em Gramado Pousada em Gramado Pousada na Serra Gaúcha Pousadas em Gramado Prefeitura de Gramado Preocupação com o meio ambiente de hotel preservação do meio ambiente Preços de hospedagem Gramado Promoção de hospedagem Promoção de hotel Promoção Dia das mães Promoção hospedagem Gramado Páscoa em Gramado Páscoa na Serra Gaúcha selo de qualidade Serra Gaúcha solidariedade sustentabilidade Tranquilidade no Carnaval Turismo Gramado Turismo rural em Gramado turismo sustentável

%d blogueiros gostam disto: