Exposição de BAUERNMALEREI: pintura alemã

julho 14, 2016 at 3:08 pm Deixe um comentário

_DSC1581

No Bangalôs,  sempre celebramos a diversidade das nossas raízes.  Agora foi a vez de uma exposição dedicada à “pintura camponesa“, que chegou ao Brasil com os imigrantes alemães e austríacos, concentrando-se principalmente na região de Minas Gerais onde o “Bauernmalerei” deu origem ao Barroco Mineiro.  Ela transmite muitos significados simbólicos: as rosas representam a vida; as estrelas, o nascimento; o trigo, a fertilidade e o coração, o amor.  (Ver todas as fotos da Expo em https://goo.gl/photos/q4rZGfQFoAXFSsqd8)

Depois da guerra, no século XVII, a Alemanha perdeu credibilidade e territórios para outros países, como a França. No esforço de rebater a derrota e levantar os ânimos, a incansável população adotou o culto à beleza e a alegria como norma de sobrevivência. A grande beneficiária dessa atitude foi a expressão artística. Inspirada, a nobreza contratou pintores, artistas de teatro e cantores para alegrar e reformar castelos e igrejas. Como os camponeses não freqüentavam os castelos, resolveram apreciar as obras dos pintores nas igrejas. Foi assim, que surgiu o “Bauernmalerei”, que em alemão significa “pintura camponesa“.

Agradecemos especialmente a sensibilidade e dedicação das Sras. Irani Corrêa, Marcia Reimann, Laci Stopassola, Liane Hanel, Neka Parmegiani e Vick Janice Simon, que emprestaram as peças para criar a exposição. Gostou dessa técnica?

 

_DSC1571

Anúncios

Entry filed under: 1. Notícias.

Plátanos em Gramado: Exposição de Inverno sobre Artesanato Gramadense A magia das máscaras no Bangalôs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Neste blog, o cotidiano do hotel Bangalôs da Serra - localizado a cinco minutos do centro de Gramado - ganha forma. Notícias, as belezas naturais que cercam o ambiente, informações sobre pacotes promocionais e a cobertura de eventos serão as pautas deste espaço. Visite o site:
www.bangalosdaserra.com.br

Últimos tweets

Categorias

Arquivos

Feeds

arte Bangalô em Gramado Bangalôs da Serra Blog de hotel Blog do Bangalôs da Serra Carnaval em Gramado Casamento ao ar livre Casamento em Gramado Casamento na serra gaúcha Chocofest Dia das Crianças Dia das Crianças em Gramado Dia das Mães Dia dos Namorados ecoturismo educação Empreendedores Festa da Colônia Festa da Colônia em Gramado Festa da Colônia Serra Gaúcha festival de cinema festival de cinema de gramado foto à moda antiga férias em gramado férias Serra Gaúcha Gramado Guia Quatro Rodas Guia Quatro Rodas 2010 Guia Quatro Rodas 2011 hospedagem Hospedagem em Gramado Hospedagem na Serra Gaúcha hospedagem solidária hospedagem solidária em gramado hospedagem solidária na serra gaúcha hotel Hotel Bangalôs da Serra Hotel com natureza exuberante Hotel de Gramado Hotel em Gramado Hotel em meio a natureza Hotel meio ambiente hotel na Serra Hotel na Serra Gaúcha Hotel Sustentável Hotéis em Gramado meio ambeinte Natal Luz Natal Luz 2010 Natal Luz de Gramado Natal Luz Gramado Pacote especial de hospedagem em Gramado Pacote especial para Dia das Crianças pinheiros em Gramado Pousada em Gramado Pousada na Serra Gaúcha Pousadas em Gramado Prefeitura de Gramado Preocupação com o meio ambiente de hotel preservação do meio ambiente Preços de hospedagem Gramado Promoção de hospedagem Promoção de hotel Promoção Dia das mães Promoção hospedagem Gramado Páscoa em Gramado Páscoa na Serra Gaúcha selo de qualidade Serra Gaúcha solidariedade sustentabilidade Tranquilidade no Carnaval Turismo Gramado Turismo rural em Gramado turismo sustentável

%d blogueiros gostam disto: