Receita caseira faz sucesso entre os hóspedes

maio 28, 2009 at 4:54 pm 2 comentários

pote02

Hotel presenteia clientes com doce feito a partir de frutas cultivadas no local

Os proprietários do hotel Bangalôs da Serra se preocupam em levar até os seus hóspedes a necessidade do cuidado com o meio ambiente. Isto se reflete também na mesa. Todos os dias, o café da manhã tem como protagonista uma receita feita a partir de frutas cultivadas de forma natural no local: a schmier. Durante a Festa da Colônia, que foi atração em Gramado em abril, os clientes foram presenteados com um pote do produto.

A schmier – receita e tradição familiar que veio com os imigrantes alemães – é feita de forma artesanal. Na mesa do Bangalôs da Serra, há uma variedade: abóbora, amora silvestre, pêssego, figo ou uva. Detalhe: é a proprietária do hotel, Marilu Bielski Kern, a responsável pela produção do doce.

– Aprendi com a minha mãe. Passávamos tardes inteiras moendo figo, descascando laranjas ou separando a uva dos cachinhos. Sem falar nos dias em que as frutas iam para o fogo para virar schmier. Que saudade daquele tempo! – conta Marilu Kern.

O doce caiu no gosto dos hóspedes. No momento da reserva, existem pessoas que pedem para deixar reservado o seu pote para saboreá-lo também em casa. Aliás, a Secretária de Cultura do Estado, Mônica Leal, gostou tanto da schmier de uva que acabou levando uma para casa.

Situado em extensa área verde , o Bangalôs da Serra cultiva em sua propriedade muitos dos produtos necessários para o café da manhã e refeições de seus hóspedes. Estes são cultivados de forma natural, sem agrotóxicos. Algumas das frutas necessárias para a feitura da schmier também são adquiridas de colonos vizinhos – localizados na Rota do Quatrilho.

Saiba como preparar a schmier de uva

É utilizado apenas uva preta, água e açúcar. A fruta deve ser lavada em água sem cloro e retirada dos cachos. A mesma é colocada em tacho, adicionando um litro d’água. Deixa-se ferver até a uva soltar a casca.

Depois, é desligado o fogo e deixado o doce esfriar. Após, amassa-se a uva com as mãos até que se tenha uma massa uniforme. Coa-se tudo, levando para o fogo o líquido sem semente e sem casca, colocando então uma parte de açúcar para cada duas partes de líquido.

Deixa-se fervendo em fogo brando, retira-se a espuma a cada meia hora mexendo a cada 15 minutos. Quando tiver uma mistura com a consistência adequada de schmier, deixa-se esfriar. Deve ser guardado em geladeira e está pronta para servir. Da casca que sobrou, pode-se colocar água, ferver novamente, coar e se tem um ótimo suco de uva.

Anúncios

Entry filed under: 1. Notícias, 2. Curiosidades, 4. Cotidiano do hotel, 5. A natureza e o hotel. Tags: , , , , , , , , , , , , , .

Hotel teve ocupação de 100% na Páscoa Conheça os visitantes selvagens do hotel

2 Comentários Add your own

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Neste blog, o cotidiano do hotel Bangalôs da Serra - localizado a cinco minutos do centro de Gramado - ganha forma. Notícias, as belezas naturais que cercam o ambiente, informações sobre pacotes promocionais e a cobertura de eventos serão as pautas deste espaço. Visite o site:
www.bangalosdaserra.com.br

Últimos tweets

Categorias

Arquivos

Feeds

Mais Acessados

  • Nenhum

arte Bangalô em Gramado Bangalôs da Serra Blog de hotel Blog do Bangalôs da Serra Carnaval em Gramado Casamento ao ar livre Casamento em Gramado Casamento na serra gaúcha Chocofest Dia das Crianças Dia das Crianças em Gramado Dia das Mães Dia dos Namorados ecoturismo educação Empreendedores Festa da Colônia Festa da Colônia em Gramado Festa da Colônia Serra Gaúcha festival de cinema festival de cinema de gramado foto à moda antiga férias em gramado férias Serra Gaúcha Gramado Guia Quatro Rodas Guia Quatro Rodas 2010 Guia Quatro Rodas 2011 hospedagem Hospedagem em Gramado Hospedagem na Serra Gaúcha hospedagem solidária hospedagem solidária em gramado hospedagem solidária na serra gaúcha hotel Hotel Bangalôs da Serra Hotel com natureza exuberante Hotel de Gramado Hotel em Gramado Hotel em meio a natureza Hotel meio ambiente hotel na Serra Hotel na Serra Gaúcha Hotel Sustentável Hotéis em Gramado meio ambeinte Natal Luz Natal Luz 2010 Natal Luz de Gramado Natal Luz Gramado Pacote especial de hospedagem em Gramado Pacote especial para Dia das Crianças pinheiros em Gramado Pousada em Gramado Pousada na Serra Gaúcha Pousadas em Gramado Prefeitura de Gramado Preocupação com o meio ambiente de hotel preservação do meio ambiente Preços de hospedagem Gramado Promoção de hospedagem Promoção de hotel Promoção Dia das mães Promoção hospedagem Gramado Páscoa em Gramado Páscoa na Serra Gaúcha selo de qualidade Serra Gaúcha solidariedade sustentabilidade Tranquilidade no Carnaval Turismo Gramado Turismo rural em Gramado turismo sustentável

%d blogueiros gostam disto: